CASA-RURAL

SONHO FINANCIADO

Terra com toda a infraestrutura, assistência técnica e financiada em condições acessíveis. Com a garantia do título definitivo da propriedade. Esses foram alguns dos motivos que levaram aproximadamente 700 famílias de trabalhadores e trabalhadoras do campo a financiar seus imóveis rurais por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do MDA, só no primeiro semestre deste ano.

Quatro em cada dez agricultores beneficiados pelo programa são jovens sem terra, com até 29 anos, o que reforça o papel da política de Crédito Fundiário na sucessão rural e na continuidade da agricultura familiar.

- A permanecia desses jovens no campo garante comida saudável para os brasileiros e brasileiras, considerando que 70% dos alimentos que vão parar na mesa das famílias no país saem das terras cultivadas pela agricultura familiar – destacou o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida.

Para o agricultor catarinense Aldevino João de Brito, de 21 anos, que adquiriu 32 hectares de terra, em janeiro deste ano, por meio da Linha do PNCF Nossa Primeira Terra, esse tipo de crédito é a melhor alternativa para os jovens no meio rural.

- Além da terra, o crédito fundiário me permitiu comprar 20 cabeças de gado leiteiro, rebanho que pretendo aumentar tão logo consiga acessar o Pronaf – contou.

O jovem, que também é formado em técnico agrícola, conta que o apoio financeiro inicial traz esperança.

- Hoje sei que estou preparando o meu caminho, meu futuro. Trabalho no que é meu, e isso faz muita diferença – completou Brito.

Ao todo foram disponibilizados mais de R$ 40 milhões para a compra de terras e para a estruturação das propriedades nos primeiros seis meses deste ano, sendo que aproximadamente R$ 7 milhões são recursos bancados pelo governo. A meta definida pela SRA/MDA e pelos estados parceiros na execução do PNCF é beneficiar mais quatro mil famílias, ainda em 2015.

Mais sobre o PNCF

Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRAMDA, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

Além da terra, o financiamento – que tem juros e prazos bem acessíveis – disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo. Desde sua implantação, já beneficiou mais de 136 mil famílias, sendo destas 11.5 mil só em Santa Catarina.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.