O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve promover nesta quarta-feira (30) o segundo corte seguido na taxa básica de juros, de 14% para 13,75% ao ano. Essa é a expectativa da maior parte dos economistas consultados pelo BC na semana passada, em pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras.
Em outubro, o BC realizou o primeiro corte na Selic em quatro anos. Naquele momento, a taxa passou de 14,25% para 14% ao ano.
Apesar de ainda apostarem em nova redução da Selic nesta quarta, os economistas reduziram, nas últimas semanas, a previsão para o tamanho do corte: de 0,50 para 0,25 ponto percentual. O motivo foi a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, que espalhou incertezas nos mecados, gerou alta do dólar e queda da bolsa nas economias emergentes.
Série de cortes
A estimativa dos economistas de bancos é de que o Copom, que se reúne a cada 45 dias, continuará a reduzir a Selic nos próximos meses, chegando a 10% ao ano em abril de 2018.
O aumento dos juros, ou sua manutenção em um patamar elevado, é o principal mecanismo usado pelo BC para frear a inflação, que tem mostrado resistência. O objetivo é encarecer o crédito e reduzir o consumo no país.
Fonte: G1