A maçã faz parte de uma cadeia produtiva que movimenta cerca de R$ 6 bilhões por ano no país. O Brasil é o 12º produtor mundial da fruta. Em consumo, ela só perde para a banana e a laranja. Os desafios da produção nacional e os muitos simbolismos da maçã serão contados na reportagem especial da Rádio Senado “A maçã nossa de cada dia”, do jornalista Rodrigo Resende, que vai ao ar nesta sexta-feira (21).
Um dos riscos enfrentados no Brasil pelo setor de produção de maçãs é a concorrência com frutas importadas que, muitas vezes, entram no país sem a devida inspeção sanitária. O ministro da agricultura, Blairo Maggi, já disse aos produtores que não haverá importação de maçãs da China.
A senadora Ana Amélia (PP-RS), durante audiência pública em setembro, em São Joaquim (SC), destacou que essa medida incentiva a produção nacional. A senadora alertou, no entanto, que é sempre necessário ter cuidado com a chamada triangulação:
- Você pode proibir da China, mas a China pode mandar sua maçã para um outro país da Ásia e esse produto entra aqui. Esse também é um outro risco – disse.
A reportagem especial conta com a participação de produtores, pesquisadores e pessoas envolvidas de alguma forma com o simbolismo que a fruta representa. A nutricionista Adriana Nunes conta também os benefícios da maçã para a saúde.
Dia e horário: sexta (21), às 18h. Reprises sábado (22), às 10h, e domingo (23), às 17h.
Para sintonizar: Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5), João Pessoa (106,5), Natal (106,9), Fortaleza (103,3), São Luís (96,9), Teresina (104,5), Manaus (106,9), Macapá (93,9), Rio Branco (100,9).
Fonte: Agência Senado