O governador Renan Filho fez, no sábado (30.05), a entrega de sementes, deste ano, para o Sertão. São 439 toneladas de feijão, milho e sorgo, que beneficiarão mais de 26 mil agricultores familiares. O evento foi realizado na cidade de Santana do Ipanema.
- Espero que a chuva garanta um bom plantio. Estamos com boa parte do Sertão aqui reunido, em Santana do Ipanema, para que o Estado possa cumprir o seu papel de entregar as sementes para que as pessoas plantem e nós tenhamos uma boa colheita – disse o chefe do Executivo, na ocasião.
O evento, que estava marcado para a próxima quarta-feira (03.06), foi antecipado para este sábado (30.05), em razão das chuvas.
- Fomos orientados por técnicos da Secretaria da Agricultura a repassarmos essas sementes o quanto antes. A chuva que chega no Sertão, para quem vive da terra, é presságio de bons frutos – revelou Renan Filho.
O deputado estadual Isnaldo Bulhões, que participou da entrega, destacou o trabalho desenvolvido pelo governo, nesta gestão, relacionado a entrega de sementes.
- Essa ação é de extrema importância social para todo o sertão de Alagoas. A prática já havia sendo feita, mas agora o programa é executado com maior quantidade de sementes e responsabilidade, guiado por critérios objetivos – avaliou o parlamentar.
Hoje, a distribuição de sementes é considerada um dos programas de maior capilaridade da atual gestão. Houve, inclusive, um acréscimo relacionado à quantidade de milho, feijão e sorgo adquiridos pelo Estado em comparação a 2014. O aumento foi garantido graças à modalidade de compra adotada este ano, o pregão eletrônico.
O agricultor Petrucio Sandes, presidente da Associação Comunitária de Tingui, no município de Água Branca, mostrou-se satisfeito.
- Em outros anos, nós já recebemos sementes, mas bem menos. Era bem difícil chegar para um associado e repassar 2 kg de grãos para o plantio. Hoje, recebemos mais de 1800 sementes para as 100 famílias da comunidade [média de 18 kg] – observou o pequeno produtor.
Essa ação é coordenada no Estado pela Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura. O titular da pasta Álvaro Vasconcelos adiantou que o procedimento para compra será iniciado este ano para que a entrega em 2016 seja feita nos meses de março e abril – período mais propício para o agricultor.
Fonte: Tribuna Hoje