Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE mostram que sete setores da economia tiveram resultados negativos e cinco, positivos. Entre esses cinco, a agropecuária teve o maior crescimento (4,7%) e se superou (o índice correspondente divulgado um ano atrás foi 3,6%).
O índice do setor foi de 4,7% em relação ao último trimestre de 2014. Houve crescimento também de 3,3% na indústria extrativa mineral, de 1,2% nas atividades imobiliárias e de 1,1% nos serviços de informações e na construção civil. A maior queda foi em eletricidade (-4,7%), o que ajudou a derrubar o PIB nacional a -0,2%.
Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o bom resultado da agropecuária é explicado pelo desempenho das exportações de soja.
- A soja continua apresentando ganhos para o produtor rural. Ela tem uma safra relevante no primeiro trimestre e boa expectativa de crescimento para o ano, com aumento 10,6% de produção e ganho de produtividade – disse ela.
Já o crescimento da indústria extrativa mineral deve-se ao aumento das produções de minério e de petróleo e gás.
- O petróleo, que foi um produto muito exportado nesse primeiro trimestre, está sendo muito favorecido por uma expectativa de crescimento na demanda mundial de petróleo liderada pelas economias mais avançadas – explicou.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 4%, a indústria extrativa mineral, 12,8%, e os serviços de informação, 2,9%.
Fonte: Gazeta do Povo