O Mato Grosso responde por 23,8% da capacidade estática de armazenagem do país, com espaço para 33,4 milhões de toneladas de grãos em armazéns públicos e privados. Deste total, 94% é para estocagem a granel. Os dados constam na edição de setembro da Revista Indicadores da Agropecuária, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A partir deste mês, a revista traz uma análise detalhada do panorama da armazenagem em cada Unidade da Federação, começando pelo Mato Grosso – maior produtor de grãos do Brasil. Considerando a média das últimas cinco safras, o estado sozinho foi responsável pela produção de 45,8 milhões de toneladas de grãos, cerca de 24% do total do país. Os grãos mais produzidos são soja e milho, o que justifica a concentração de armazéns graneleiros.
Esta edição confirma também o interesse cada vez maior da Conab em divulgar estudos e pesquisas voltadas à agropecuária, como é o caso do artigo A Cultura do Sorgo Granífero como Alternativa de Produção na Segunda Safra no Centro-Oeste Brasileiro, presente no capítulo II. O artigo foi escrito pela área técnica da Superintendência Regional do Mato Grosso do Sul.
A publicação traz ainda os dados atualizados sobre as atuações da Conab voltadas à agricultura familiar, à política de garantia de preços e cotações agropecuárias e ao mercado hortigranjeiro, entre outros destaques.
Editada há 25 anos, a Revista Indicadores da Agropecuária é uma importante fonte de referência para o governo, na formulação e implementação de políticas públicas.
Clique aqui para acessar.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB