A Embrapa Roraima realizou em setembro a doação de sete ovinos (um carneiro e seis ovelhas) da raça Barriga Negra ao Campus Amajari, do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Os animais faziam parte do rebanho da Embrapa no Campo Experimental Água Boa e agora integrarão a Unidade de Produção de Pequenos Ruminantes do Instituto, ajudando no desenvolvimento de aulas práticas ofertadas por diversos cursos do Campus.
Para Otoniel Duarte, Chefe-geral da Embrapa Roraima, os ovinos doados representam uma importante ferramenta de aprendizado para os alunos do Campus Amajari.
- Esses animais serão estratégicos para um planejamento de pesquisa, com a formação de uma vitrine de produção, que atenderá tanto os estudantes quanto os criadores da região – disse.
O Diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros, explica que a doação ajudará a estruturar os ambientes de aprendizado, uma vez que o Campus ainda é novo, com apenas seis anos de funcionamento.
- Agradecemos a Embrapa por mais uma vez contribuir para a prática profissional dos nossos alunos – disse.
Conheça a raça
O Barriga Negra é uma raça originária da Ilha de Barbados, no Caribe, introduzida em Roraima pelas fronteiras da Venezuela e Guiana. São animais de pequeno porte, indicados para criação em propriedade familiar e para o cruzamento com raças de maior porte.
A Embrapa Roraima iniciou o plantel dos ovinos em 1980, selecionando e comprando reprodutores de fazendeiros da região. A Unidade mantém atualmente um Núcleo de conservação da raça com cerca de 120 animais. O espaço busca a preservação das características raciais e de diversidade genética dos ovinos para a realização de pesquisas.
Fonte: Embrapa