A safra de soja mato-grossense inicia na metade de setembro, depois do fim do Vazio Sanitário. Os agricultores estão em pleno planejamento da safra e, aproveitando o momento, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) divulga um Informe Técnico nº 131, que trata das orientações de manejo de fungicidas.
- Há todo um complexo de doenças da soja a que o produtor deve ficar atento. Por isso, é importante que tome conhecimento destas circulares técnicas que tratam do manejo correto e eficiência dos fungicidas – afirma Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou Circulares Técnicas que tratam do tema. As de números 119 e 121 são sobre ferrugem asiática e tratam dos produtos comerciais e dos fungicidas multissítios, respectivamente. Já a de número 120 aborda a eficiência dos fungicidas e controle da mancha-alvo.
É preciso ressaltar a importância do suporte de um engenheiro agrônomo para auxiliar na tomada de decisões.
- O produtor deve seguir as recomendações técnicas quanto às aplicações de produtos, as doses, a tecnologia de aplicação, temperatura, umidade, vento, entre outras – explica Nery Ribas.
Fonte: Aprosoja MT