Um fenômeno que influencia as chuvas no Ceará, o La Niña, pode “perder forças” entre março e abril do próximo ano. Isso pode resultar no sexto ano seguido de seca. Essa é a análise da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os dados da Funceme mostram que, nos próximos meses, as chuvas só estão sendo esperadas para dezembro e janeiro, com a pré-estação.
- Ela começa normalmente com chuvas no sul do estado: região do Cariri e vizinhanças. Então para dezembro e janeiro esperamos, como pré-estação, chuvas nesta região – explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
A Funceme ainda não sabe dizer se 2017 vai ser um ano de chuvas fortes ou seca. Havia a expectativa de que o fenômeno pudesse melhorar o quadro. As previsões, entretanto, não animam os meteorologistas.
- Existe ainda a possibilidade de que o fenômeno possa ter uma vida mais curta e possa, por exemplo, não mais existir por volta de meados de março do ano que vem. Então o efeito benéfico que ele traria a gente pode não contar com ele, diante dessa possibilidade – analisa o especialista.
Fonte: G1 CE