Extrativistas de macaúba, pequi e umbú de Minas Gerais, beneficiários da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), serão vistoriados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir desta segunda-feira (22), até 2 de setembro.
Fiscais da Companhia irão vistoriar 25 produtores independentes na região norte do estado. O trabalho consiste em analisar o efetivo exercício da atividade pelos extrativistas e conferir se as operações ocorreram conforme as normas que regem a Política.
Caso haja inconsistência nas informações verificadas, o beneficiário é notificado para apresentar defesa. Se a inconsistência for confirmada, o extrativista não recebe a subvenção ou deve devolver o recurso para a Conab, sob pena de ficar impedido de participar de outro programa do governo.
A PGPM-Bio oferece subvenção a mais de 15 produtos do extrativismo. Quando algum dos produtos contemplados é vendido no mercado por um valor inferior ao preço mínimo estipulado pelo governo federal, a Conab paga a diferença para o extrativista. Os produtores podem acessar a política individualmente ou organizados em associações ou cooperativas.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB