No início desta semana, uma frente fria começou a avançar pelo sul do Brasil, o que manteve o tempo fechado e chuvoso em grande parte do Rio Grande do Sul. Segundo o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, esse sistema também deve provocar pancadas de chuva em Santa Catarina nesta terça-feira (26/7).
- Essa chuvas no sul devem elevar os níveis de umidade do solo, o que irá beneficiar as lavouras de inverno, principalmente o trigo - afirma Santos.
Por outro lado, os produtores de arroz da região não estão contentes com as chuvas, afinal, elas inviabilizam o preparo do solo e a aplicação de herbicidas para o plantio da nova safra, que deve começar em 30 dias.
No restante da região Sul, bem como em todo o Sudeste, Centro-Oeste, no Matopiba e no Pará, o tempo permanece aberto, sem previsão de chuvas. Com o termo firme, a colheita do milho, feijão, cana de açúcar, algodão e café continua sem interrupções.
De acordo com o especialista, a partir da próxima quarta-feira (27/7), a frente fria deve se afastar para o mar e o tempo volta a ficar firme em quase todo o país, com exceção do litoral das regiões Norte e Nordeste, que seguem com pancadas de chuva.
- Mas, a partir de quinta-feira, uma massa de ar polar irá avançar sobre toda a região Centro-Sul causando uma queda acentuada das temperaturas – diz.
Dessa forma, Santos afirma que há risco para ocorrência de geadas em vários pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e leste do Paraná.
- A previsão indica que a geada será de fraca intensidade e não irá atingir as áreas produtoras – disse.
Por isso, até o momento, acredita-se que os impactos devem ser mínimos.
Fonte: Globo Rural