MILHO-BONITO-WEB

PRODUÇÃO DE MILHO DE SP

Com tempo muito seco e baixas temperaturas, o inverno paulista vem preocupando produtores rurais do estado, já que está afetando diversas culturas. Na região sudoeste, por exemplo, as geadas foram responsáveis por prejudicar a produção de milho. Embora ainda não seja possível mensurar o prejuízo, os produtores já perceberam os danos no campo e esperam uma perda grande na produtividade.

Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, a entrada de uma massa de ar polar foi a grande responsável por derrubar as temperaturas em todo o centro-sul do país, causando geadas generalizadas.

- Várias cidades do interior paulista e do sul de Minas Gerais registraram o fenômeno, inclusive com temperaturas negativas – afirma.

Por não ser uma cultura de inverno, o milho sempre acaba sendo afetado pelo clima mais frio. Embora o prejuízo dependa do estágio de desenvolvimento da cultura, a perda sempre é significativa quando ocorrem as geadas, explica Fabrício Tristão, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

- Já deu para perceber o prejuízo no campo. As lavouras ficaram secas antes da hora, sinal de que terão bastante prejuízo – conta o especialista que atua na cidade de Itapetininga, uma das mais afetadas pelo problema.

Infelizmente, não é possível evitar os danos causados por fatores climáticos, mas uma pequena parcela dos produtores consegue usar um sistema de irrigação por pivô central.

- Essa técnica funciona como uma chuva, amenizando um pouco os efeitos das geadas, que congela a parte celular da planta – explica Tristão.

De acordo com as previsões dos meteorologistas, a tendência para os próximos dias é de que as noites continuem frias, mas o frio intenso com baixas temperaturas deve dar uma folga para os produtores de milho.

A semana que começa quente pelo estado paulista vai receber uma dose de ar polar nos últimos dias de Julho, mas que não vai trazer preocupação para os produtores. O ar polar chega fraco, sem previsão de novas geadas pelo estado de São Paulo.

Fonte: Climatempo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.