india

NEGÓCIO, AGORA É DA INDIA

Na mesma semana em que engatilhou ampliação de 7% no valor das exportações de carne bovina ainda para este ano com a reabertura do mercado chinês, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mantém negociações com a Índia. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) prevê avança na cooperação comercial após encontro com o embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, em Brasília.

De acordo com a ministra, o Brasil pretende se aproximar cada vez mais dos Brics (bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a fim de melhorar o desempenho comercial e harmonizar normas sanitárias. Diferente da China, a Índia é concorrente do Brasil na exportação de carne vermelha.

Durante a reunião, o embaixador e a ministra deram início às conversas sobre uma parceria entre a Embrapa e institutos de pesquisa indianos para estudo em conjunto sobre biotecnologia. A iniciativa foi elogiada pelo embaixador, que informou que transmitirá a intenção do Brasil ao Ministério da Agricultura.

- O conhecimento não pode ter fronteiras. Temos todo interesse em dividir conhecimento e tecnologia da nossa Embrapa, que nos enche de orgulho. Queremos cooperar com as nações e absorver as coisas boas dos outros países –  disse Kátia Abreu.

- Ficamos muito felizes em ouvir isso – respondeu Sunil Kumar Lal.

O embaixador e a ministra trataram também da possibilidade de se ampliar o acordo de preferência tarifária entre os dois países. Atualmente, apenas o couro possui tarifa zero para importação pelo Brasil.

O embaixador ainda convidou Kátia Abreu a visitar a Índia este ano para se reunir com o ministro da Agricultura daquele país. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, também participou da reunião.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.