Produtores rurais e representantes da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP se reuniram nesta segunda-feira, dia 18, em Curitiba, na sede da entidade. A normativa de classificação de soja, o mercado de commodities agrícolas, o clima, o manejo dos percevejos e impactos no sistema de produção milho-soja foram os principais temas abordados durante a reunião.
Os produtores também relataram sobre a atual conjuntura de plantio e colheita no Paraná. Em Londrina, em torno de 60% da produção de milho safrinha foi comprometida devido às geadas que ocorreram no mês passado. Na região Sul do município, as perdas foram ainda maiores, cerca de 80%.
Assim como o milho, as áreas destinadas às culturas de trigo e cevada encolheram na região de Guarapuava por causa dos preços e frustação de safras. Por outro lado, as culturas de batata e cebola cresceram nesta última safra.
A região de Castro poderá ter quebra na produção de trigo, como ocorreu com a soja que registrou queda de 15% na última safra devido ao clima. O feijão deve sofrer quedas ainda mais acentuadas, com uma redução de 40% na atual safra na comparação com a anterior.
Em Umuarama, no Noroeste paranaense a situação da soja é semelhante, com estimativa de quebra de 15%. Além disso, as pastagens foram prejudicadas pelas geadas e muitos pecuaristas encontram dificuldades para alimentar os bovinos na região.
A notícia Comissão de Cereais discute desenvolvimento da safra e clima no Paraná apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP