milho eua 2

CULTIVOS ALTERNADOS

Com a janela ideal de plantio encerrada na semana passada, os Estados Unidos devem ter ao menos 5 milhões de hectares de milho cultivados fora do período recomendado. Em relatório divulgado ontem, o Departamento de Agricultura dos EUA (Usda) mostrou que 85% dos 36,1 milhões de hectares planejados para o cereal foram semeados até o último domingo, índice considerado normal quando comparado à média histórica.

Nos últimos cinco anos, os norte-americanos chegaram à metade do mês de maio com cerca de 75% da área cultivada sendo que, na safra passada, ano de plantio tardio, o índice era de apenas 71%.

Os dados do Usda mostram que, com a semeadura do cereal já na reta final, produtores passam agora a priorizar a soja, que anotou evolução semanal de 14 pontos porcentuais, contra 10 pontos do milho. Na oleaginosa, que ainda tem pelo menos mais um mês para ser semeada sem perda de potencial produtivo de largada, a tarefa se aproxima da metade, com 45% dos 34,2 milhões de hectares previstos pelo Usda para este ano já no campo – à frente dos 31% registrados há um ano e dos 36% da média das últimas cinco safras.

103,36 milhões de toneladas de soja e 346,22 milhões (t) de milho devem ser colhidos nos EUA em 2015/16, mostra a primeira estimativa do Usda para a temporada. Clima tem favorecido o plantio e condição das lavouras é boa.

Fonte: Gazeta do Povo

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.