O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, no Rio de Janeiro, de exposição de máquinas e equipamentos de grande porte da indústria chinesa. O evento, realizado no Píer Mauá, foi promovido pela Embaixada do China e teve a presença do primeiro-ministro do país asiático, Li Keqiang. João Martins mostrou-se particularmente interessado em conhecer algumas das modernas máquinas fabricadas pelos chineses que podem ser utilizadas pelos produtores rurais brasileiros.
Entre os itens que mais chamaram a atenção do presidente da CNA foram uma esmagadora de soja em grão e um equipamento específico para o processamento da cana-de-açúcar. A feira também apresentou novidades, como uma máquina voltada para o melhoramento da soja. Trata-se de uma inovação a entrada dos chineses em um setor de alta tecnologia de produção genética, que a China ficou de detalhar e oferecer informações adicionais à CNA e aos produtores do grão no Brasil.
Durante o evento, o presidente João Martins, que estava acompanhado do secretário-executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, manteve conversas com várias autoridades do Rio de Janeiro e do governo federal. Debateu, também, questões do agronegócio com o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Correa Abreu, e com o vice-presidente de Serviços, Infra Estrutura e Operações da instituição, César Borges.
Le Keqiang, que visitou também o Centro Administrativo do Metrô do Rio de Janeiro, cuja direção comprou 100 vagões de fabricação chinesa, manifestou interesse de seu país em instalar fábricas no Brasil, com bases técnicas e financeiras capazes de gerar emprego e renda para o trabalhador brasileiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA