SECA-LA-NINA

PREJUÍZOS ALTOS

A Defesa Civil decretou situação de emergência no município de Alto Garças (310 km de Cuiabá) diante a forte estiagem, que assola a localidade desde janeiro, e que já provocou prejuízos na casa dos R$ 17 milhões. A falta de chuva trouxe grandes perdas para a cultura do milho, principalmente, no município. O decreto terá vigência de 180 dias.

A preocupação vivida pelos produtores mato-grossenses com a soja nesta safra 2015/2016 segue com o milho. A falta de chuvas no período do desenvolvimento da cultura em Mato Grosso deverá encolher em cerca de 5 milhões de toneladas a produção, em comparação a safra 2014/2015, de 26,199 milhões de toneladas para 21,244 milhões. A retração é apontada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em sua sétima estimativa de safra do milho. Segundo o relatório, ao se comparar com as estimativas de abril a queda é de 23,09 milhões para 21,24 milhões de toneladas.

A situação de emergência foi decretada pela Secretaria de Estado de Cidades (Secid), por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil. De acordo com representantes da Defesa Civil que estiveram em Alto Garças, ao menos 1,6 mil pessoas foram atingidas pela estiagem.

Fonte: Olhar Direto



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.