Áreas de instabilidade já podem ser observadas sobre o sul do Paraguai, norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Assim, não estão descartadas a possibilidade de que venham a ocorrer pancadas de chuvas isoladas sobre essas localidades ao longo dessa quinta-feira. Porém, será amanhã que a frente fria ganhará forças e avançará por essas mesmas regiões onde deixará o tempo fechado e com chuvas a qualquer hora do dia. Sendo que essas chuvas deverão persistir até o começo da semana que vem. E esse é o problema!
Pois, lavouras de milho safrinha e de feijão que foram castigadas pelas geadas do final de semana, agora irão receber essas chuvas e isso será a porta de entrada para uma maior proliferação de doenças e, sobretudo, uma maior deterioração e aceleração do processo de maturação dos grãos. Agravando ainda mais as perdas que no momento já são enormes em ambas as culturas. Além disso, com o tempo instável e chuvoso, todos os trabalhos de campo ficarão paralisados, comprometendo a safra de milho e feijão dessas regiões produtoras.
Nas demais regiões do Brasil tanto a quinta-feira quanto os próximos dias serão de tempo aberto e sem previsões para chuvas a não ser a faixa norte das regiões Norte e Nordeste e o litoral de Sergipe e do norte da Bahia que continuarão com tempo instável e previsão de chuvas ao longo dessa semana.
Com relação as temperaturas, na região Sul as temperaturas continuarão baixas, o que é normal para essa época do ano, bem como no Sudeste e no sul do Mato Grosso do Sul, onde as madrugadas ainda continuarão mais frias, mas não há riscos para novas ocorrências de geadas, pelo mesmos para essas próximos 10 dias.
Fonte: Notícias Agrícolas – 16/06/2016
A notícia Chuvas poderão piorar situação do milho e feijão apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP