As exportações brasileiras de etanol obtiveram um aumento no mês de maio. De acordo com o Secex, o Brasil exportou 119,25 milhões de litros do biocombustível, ante aos 71,79 milhões de litros embarcados em abril. Entretanto, os números do Secex mais uma vez não refletiram os embarques confirmados pelo levantamento da Datagro. Conforme o monitoramento da consultoria, em maio, foram exportados 172,85 milhões de litros de etanol através de nove navios, dos quais 158,96 milhões para os EUA.
No acumulado de janeiro a maio, o Brasil exportou 824,22 milhões de litros. Mas, para o Datagro, este volume é de apenas 432,16 milhões de litros.
A divergência entre os números reforça que as estatísticas do governo refletem nos Registros de Exportação (RE), sendo que este número pode ser ratificado posterior às notificações de embarques.
Enquanto isso, os valores dos etanóis seguem em alta no mercado paulista. Para o hidratado, o aumento observado na semana passada foi o quinto consecutivo e para o anidro, o quarto. Entre 30 de maio e 3 de junho, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado fechou a R$ 1,5334 o litro.
Fonte: Datagro
Fonte: Canal do Produtor