Belo Horizonte / Minas Gerais (06/06/2016) – Começam hoje (6/6), em BH, duas capacitações do Sistema FAEMG para técnicos do Programa Balde Cheio.
Uma das turmas passa por treinamento especial e entrega de software sobre gestão da propriedade, com a aplicação da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Nacional. A metodologia é baseada em um tripé que envolve assistência técnica, tecnologia e crédito rural e visa melhorar a rentabilidade e a produtividades dos produtores.
Já a outra turma participa de capacitação periódica do programa, com apresentações sobre cenário e perspectivas para o mercado lácteo, planejamento de propriedades leiteiras, qualidade do leite, uso racional de ocitocina na ordenha, manejo intensivo de pastagens, dentre outros. Uma novidade nesta edição será a palestra sobre outorga de água, realizada pela Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG.
Segundo a coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso, é importante que os técnicos repassem essas informações aos produtores, para que se planejem quanto a realização do pedido de outorga, haja vista a restrição hídrica enfrentada pelo estado nos últimos anos: “É preciso que os produtores se informem e se organizem, atuando corretamente e evitando transtornos com fiscalização por simples desconhecimento”.
| Balde Cheio
Promover o desenvolvimento e a competitividade da pecuária leiteira, com redução dos custos e aumento de produção, é o foco do Programa de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira (Programa Balde Cheio). O Programa foi criado nacionalmente pela Embrapa e implantado em Minas Gerais em 2007, sob gestão da FAEMG. Em seu décimo ano de atividades no estado, o Balde Cheio conta hoje com 280 técnicos treinados e capacitados, que prestam assistência contínua a 2.500 produtores em 320 municípios.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG
(31) 3074-3000
www.sistemafaemg.org.br
Fonte: Canal do Produtor