A Cooperativa Central Aurora Alimentos cortará pela metade o abate de aves da sua unidade de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina, há 40 quilômetros de Palmas, Sul do Paraná. Aproximadamente 70 mil frangos deixarão de ser processados diariamente. A unidade representa 13% do abate de aves de toda a cooperativa.
O anúncio foi feito pelo presidente da Cooperativa, Mário Lanznaster, que justificou a decisão em decorrência da grande oferta de carne de frango, o que baixa o preço da carne no mercado interno, e a escassez de milho, principal insumo para alimentação dos animais.
Em entrevista ao Canal Rural, Lanznaster informou que serão concedidas férias coletivas para metade do quadro funcional a partir desta quinta-feira (02) e em setembro para os demais funcionários, como forma de contornar a falta de milho no país. Momentaneamente, não serão realizadas demissões, mas se a situação do grão não mudar dentro de 30 dias, alguns empregados serão desligados.
Conforme ele, espera-se que as condições climáticas melhorem no Paraná e Mato Grosso, para que esses estados consigam colher a segunda safra, o que traria um certo alívio para a agroindústria.
Fonte: RBJ