Belo Horizonte / Minas Gerais (1º/06) - O Sistema FAEMG promoveu em Belo Horizonte, Minas Gerais, na tarde dessa terça (31/5), a primeira Assembleia Geral do ano. Cerca de 110 representantes de Sindicatos Rurais mineiros participaram da reunião.
Durante a abertura, o presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, destacou as ações desenvolvidas pela entidade em 2015, apresentadas no Relatório de Atividades distribuído aos participantes. “Apesar da crise, foi um ano muito feliz para nós, de grandes realizações. Continuamos trabalhando com afinco, apesar dos percalços que temos vivido. Acredito que em breve sairemos da crise e poderemos caminhar ainda melhor no rumo que estamos recuperando para nosso país”.
Relatório de atividades
O diretor Rodrigo Alvim listou alguns destes destaques, como a conclusão da nova sede do Sistema FAEMG e a realização da primeira grande campanha publicitária da entidade em seus 65 anos de existência. Lembrou a participação do Sistema em eventos agropecuários em todo o estado e a realização de eventos próprios, como a Medalha do Mérito Rural e a Semana Internacional do Café. Ressaltou o fortalecimento e expansão do trabalho do INAES e a grandiosidade do SENAR Minas, que superou 12 mil treinamentos e 220 mil pessoas capacitadas em um ano. “Temos muito orgulho do trabalho do nosso Senar Minas. O sistema de planejamento que chega até vocês é referência nacional. Somente nessa semana, receberemos duas comitivas de outros estados que virão aprender conosco e nossas experiências”, completou o presidente Roberto Simões.
Balanço Financeiro
A prestação de contas, com balanço positivo, foi apresentada pelo diretor Breno Mesquita e aprovada pelos participantes, que se revezaram em elogios ao planejamento financeiro da entidade e à transparência conferida ao processo. O demonstrativo financeiro, com detalhamento de todas as receitas e despesas da entidade permanece aberto à consulta dos Sindicatos e afiliados durante todo o ano.
Informes Gerais
O presidente Roberto Simões aproveitou ainda o encontro para apresentar aos presidentes de Sindicatos mais informações sobre temas de interesse do setor, pleitos atuais e as principais ações em desenvolvimento pela entidade. Dentre eles, a mobilização da FAEMG pelo detalhamento da legislação trabalhista, contra o estabelecimento de novas taxas cartoriais e também pela aprovação da MP 707, que prorroga o prazo para o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e concede faixas de descontos na quitação de dívidas para produtores rurais prejudicados pela seca na região mineira da Sudene.
Sobre uma das principais dificuldades atuais dos produtores, a exigência de comprovações de outorgas de água e licenciamento ambiental para a concessão de crédito rural, o presidente Roberto Simões relatou a reunião que teve com o novo secretário Estadual de Meio Ambiente, Jairo Isaac, realizada na véspera: “Ele se mostrou atento à questão e comprometido em solucioná-la. A diretora geral do IGAM, Maria de Fátima Coelho também participou do encontro conosco e afirmou que também acredita que caminharemos para uma solução final em breve”.
Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais
Fonte: Canal do Produtor