Em abril deste ano foram entregues 1,57 milhão de toneladas de fertilizantes ao consumidor final no Brasil, segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
O volume entregue vem diminuindo gradualmente desde fevereiro último.
Em relação a março deste ano, houve redução de 8,9%. Entretanto, em relação a abril do ano passado, as vendas aumentaram 13,7%. Veja a figura 1.
No acumulado do primeiro quadrimestre de 2016 foram entregues 7,55 milhões de toneladas de fertilizantes ao consumidor final, 8,2% mais que no mesmo período do ano passado.
A expectativa é de que a demanda interna aumente em curto e médio prazos, com a liberação do crédito e considerando a maior procura para o plantio da safra 2016/2017.
A maior demanda nos próximos meses deve dar sustentação às cotações.
Na primeira quinzena de maio, os preços, que vinham em queda no mercado interno desde o começo do ano, ficaram praticamente estáveis.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, a ureia agrícola ficou cotada, em média, em R$1.249,24 por tonelada, sem o frete.
Houve ligeira queda (-0,1%) em relação a abril deste ano. Na comparação com maio de 2015, o preço do adubo subiu 0,7%, em valores nominais.
Fonte: SCOT Consultoria
Redação
Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.
Notícias relacionadas
CARAVANA DRAKKAR EM SORRISO
Redaçãonov 28, 2018
JUMIL NA EXPOINTER 2024
Redaçãoset 01, 2024