drone_portal

MADEIRA 2016 VAI DISCUTIR PRODUÇÃO PARA USO MÚLTIPLO E COMPETITIVIDADE DO SETOR NO MERCADO INTERNACIONAL

O Instituto Besc de Humanidades e Economia realizará, nos dias 16 e 17 de junho, em Palmas, no Tocantins, o 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia – o Madeira 2016.
Com o Madeira 2016, o Instituto Besc vai reunir os principais atores do setor florestal em torno do debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento permanente a esta indústria, além de contribuir com as políticas de investimento público-privado que se destinam à produção e inserção de nossos produtos florestais no mercado internacional.
O tema do Madeira 2016 será "a produção de madeira para uso múltiplo e a competitividade do setor de base florestal no mercado internacional". O objetivo do congresso é o de questionar, debater e buscar o entendimento do porquê de o Brasil, reconhecido internacionalmente como o país onde se alcançam as maiores produtividades em plantios florestais, não ter, ainda, um posicionamento destacado de liderança na maior parte dos mercados de produtos florestais que vicejam no mundo.
O Madeira 2016 vai procurar responder perguntas, como, por exemplo, por que apenas a celulose branqueada de eucalipto de mercado se destaca no comércio internacional? Por que a madeira tem pouca expressão (3%) em mercados gigantes internacionalmente (US$250 bi), como o de compensados, madeira serrada, produtos de valor agregado, entre outros? Quais os caminhos para o setor ter competitividade nesses mercados? Como se preparar para novos desafios que surgirão nas próximas décadas, como o de energia, combustíveis e plásticos oriundos da madeira? Como está sendo elaborada a Política Nacional de Florestas Plantadas (PNFP), a cargo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e agora com maior participação do Ministérioda Agricultura, e quais as suas principais diretrizes?
Os organizadores do Madeira 2016 esperam reunir cerca de 400 participantes para apresentação de projetos, temas e programas para o setor de florestas plantadas, incluindo debates e apresentação de propostas, descortinando o panorama nacional e internacional do setor e vislumbrando o seu desenvolvimento atual e futuro. O evento contará com a participação de representantes de empresas, entidades de classe, professores, estudantes, pesquisadores e autoridades governamentais de todos os níveis, interessados em discutir e propor medidas relativas ao desenvolvimento sustentável das atividades de florestas plantadas e industrialização da madeira nas diversas cadeias, com foco na busca de aumento de competitividade internacional.
Troféu Madeira 2016
O Madeira 2016 – ou o 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia – vai premiar os destaques do setor em seis categorias. O Troféu Madeira vem se consolidando como um dos principais prêmios para os profissionais e entidades de destaque do setor florestal. Para votar basta acessar ao site www.congressomadeira.com.br
Fonte: Cenário MT

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.