drone_portal

CONAB PREVÊ QUEDA DE 2,5% NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE GRÃOS, NA SAFRA 2015/2016

Brasília – (10/05/15) – A produção brasileira de grãos deve chegar a 202,9 milhões de toneladas na safra 2015/2016, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta terça-feira (10/05). Em relação ao estudo anterior, no último mês de abril, o levantamento aponta queda de 2,5%, o que representa redução de 6,6 milhões de toneladas na produção estimada de grãos, especialmente soja e milho. As adversidades climáticas estão entre as causas principais na queda da produção de grãos, segundo indica o levantamento.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) elaborou Comunicado Técnico sobre a oitava estimativa de safra divulgada pela Conab e destacou que a produção de soja foi revisada para baixo em 2,1%, em comparação com os números anteriores. Uma das razões para isso foi que, na região do MATOPIBA (área produtora de grãos formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), ocorreram perdas consideráveis provocadas pelo fenômeno El Niño, com estiagem de 40 dias, e, em situação inversa, ocorreu excesso de chuvas nas regiões Sul e Centro-Oeste do país.

Área plantada – Já em relação à área plantada, segundo a Conab, houve também ligeira queda de 0,45% na previsão, comparada com a estimativa anterior: passando de 58,40 milhões hectares, para 58,13 milhões de hectares. Com relação ao milho safrinha a diminuição esperada é de 4,2 milhões de toneladas, lembra a CNA. Ou seja, uma redução de 7%, comparada com a última estimativa divulgada pela Conab no início de abril.

Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso registraram perdas, respectivamente, de 2,1, 1,4 e 0,8 milhões de toneladas em consequência da estiagem de até 30 dias nas áreas de plantio daquelas regiões. Nessas, as plantações estavam em período estratégico, chamado de “pendoamento” (época em que se define o potencial de produção). Diante desse quadro, segundo a Conab, a produção de milho segunda safra está calculada em 52,9 milhões de toneladas, em comparação com os 54,6 milhões de toneladas colhidas na safra 2014/2015.

Confira a análise na íntegra:
Comunicado Técnico – Estimativa de Safra – Edição 1/Maio2016

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
www.canaldoprodutor.com.br
https://twitter.com/canaldoprodutor
https://www.facebook.com/canaldoprodutor

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.