drone_portal

EMBRAPA MILHO E SORGO PARTICIPA DA TECNOFAM 2016 EM DOURADOS-MS

Entre os dias 11 a 13 de maio agricultores do Estado do Mato Grosso do Sul poderão conhecer tecnologias para a produção de lavouras de milho, dentre elas, o plantio em consórcio com o capim Paiaguás, na feira de Tecnologias e conhecimentos para a agricultura familiar – Tecnofam 2016, que será realizada na Embrapa Agropecuária Oeste.
A Tecnofam é um evento promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste e parceiros, voltado para a agricultura familiar, que visa proporcionar acesso às tecnologias e conhecimentos com enfoque na sustentabilidade dos sistemas de produção. Segundo os organizadores, serão demonstradas tecnologias a campo e ocorrerá mostra de maquinários, implementos e equipamentos. A programação contará também com oficinas em diversos temas.
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) demonstrará, na Vitrine Tecnológica, culturas de milho e capim Paiaguás, no sistema Integração Lavoura Pecuária (ILP). "O plantio consorciado de milho e este capim brachiaria tem o intuito de melhor aproveitamento da área, permitindo a colheita dos grãos ou da silagem, permanecendo uma pastagem formada para a alimentação do gado. O objetivo principal é otimizar o sistema de produção, reduzindo custos e utilizando técnicas que auxiliem também na conservação do solo, informa o pesquisador Ivênio Rubens de Oliveira, da Embrapa Milho e Sorgo.
Conheça as cultivares de milho e capim:
BRS 2223 (híbrido duplo): possui plantas de porte baixo, bom empalhamento, boa adaptação, especialmente em regiões tropicais baixas (com altitudes inferiores a 700 m). Leia também o Comunicado Técnico 85
BRS 1010 (híbrido simples): apresenta boa sanidade de planta, tem boa resistência ao acamamento e ao quebramento e espigas bem empalhadas. Leia também o Comunicado Técnico 107
BRS 4103 (variedade): apresenta bom potencial de produção, ampla adaptação e estabilidade de produção, ciclo precoce, baixa altura de planta e espiga. Tem baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas, espigas bem empalhadas e sadias, uniformidade de altura de plantas e espigas. Leia também o Comunicado Técnico 153
Capim Brachiaria BRS Paiaguás: opção de Brachiaria brizantha para a diversificação de pastagens em solos de média fertilidade nos cerrados . Foi selecionada com base na produtividade, vigor, produção de sementes, mostrou ter elevado potencial de produção animal no período seco, com alto teor de folhas e bom valor nutritivo.
ILP – Comunicado Técnico 211 – A busca por alternativas de convivência com as peculiaridades do clima e com a eficiência produtiva é um desafio para todo agropecuarista. Neste contexto, a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) surge como estratégia sustentável de produção. Ela possibilita a exploração do solo durante o ano todo, alternando na mesma área lavouras e pastagem. Como resultado haverá a produção de grãos, forragens e pastagens de boa qualidade.
Fonte: Embrapa

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.