Produtores de sementes, técnicos e engenheiros agrônomos participaram da capacitação realizada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) com o tema “A importância do vigor em semente de soja”. O objetivo do evento, segundo a entidade, é levar informação de qualidade e atualizar os produtores visando a maior produtividade das lavouras.
De acordo com o palestrante, pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR), José de Barros França Neto, dados de pesquisas mostram a importância de começar uma lavoura, seja de soja ou qualquer outra cultura, priorizando a semente do mais alto vigor.
- Isso vai levar a uma germinação rápida e uniforme, e consequentemente o produtor terá maior facilidade de estabelecimento da lavoura. Começar uma lavoura pela boa qualidade e alto vigor da semente leva a lavoura a ter uma ganho de 10 a 15% na produtividade – destacou o pesquisador, durante a palestra.
Para o professor da Universidade de Federal de Pelotas, Dejalma Zimmer, que também foi palestrante durante o evento, existe ainda a necessidade de um trabalho específico de comunicação para o setor.
- Percebemos que há muitos ‘curtos-circuitos’ na comunicação e, muitas vezes, um produto diferenciado não consegue espaço no mercado porque a percepção de valor não é vista, os benefícios desse produto não são vistos. Precisamos usar a linguagem correta, mais linguagem visual, promover mais dias de campos demonstrando as virtudes de uma boa semente e os riscos de uma semente de má qualidade, e ainda sempre associar a produtividade à qualidade de sementes – afirmou o professor Dejalma Zimmer, da Universidade Federal de Pelotas, durante o evento que foi realizado em Rondonópolis (MT).
Fonte: Cenário MT