drone_portal

CNA/CEPEA FAZEM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO LEITEIRA DE SERGIPE PARA O PROJETO CAMPO FUTURO

Aracaju/Sergipe (14/04/2016) - Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estiveram nos dias 04 e 05 de abril em Sergipe realizando o Painel de Custo de Produção – levantamento de informações sobre os custos da produção leiteira para o projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em Aracaju, os pesquisadores se reuniram no auditório do Sistema FAESE/SENAR Sergipe com produtores da bacia leiteira a fim de obter detalhes da produção sergipana. “Oferecemos suporte na realização da visita e da reunião, além de auxiliarmos os sindicatos na mobilização dos produtores”, relatou o presidente do Sistema, Ivan Sobral. Ele explica que esta é a primeira vez que o projeto faz levantamento de informações sobre a bacia leiteira. “O objetivo é gerar informações e contribuir para a melhoria dos mecanismos de gestão de custos e riscos na produção”.

O pesquisador do Cepea, Wagner Hiroshi Yanaguizawa relatou que durante a reunião com os produtores busca obter indicadores zootécnicos, como preços de insumos, a fim de consolidar os dados. “Com a planilha finalizada, montamos um relatório de custo de produção que entregamos aos produtores, assim, pretendemos estimular quem tiver interesse em fazer o levantamento dos custos de produção da sua atividade”, detalhou.

No Centro de Estudos também há uma equipe que faz o acompanhamento mensal dos preços de insumos através das casas de pecuária e “dessa forma conseguimos imputar essas variações e manter o controle da evolução mês a mês”, diz Wagner Yanaguizawa (foto abaixo).

Sergipe é o 20º estado que recebe a visita do Cepea. Dois pontos foram visitados, Aracaju que engloba toda a região litorânea e Nossa Senhora da Glória, sendo toda a região do sertão. “Não tinha como aplicar o programa em um único ponto e eleger como a realidade do Estado”, observou Ivan Sobral. Wagner Yanaguizawa complementou. “O que a gente vê é que diferente de outras culturas, a pecuária de leite ainda tem o perfil de produtor resistente aos levantamentos de custos. Na agricultura a visão é mais empresarial. O produtor de leite que não tem controle das suas receitas precisa ser excelente no seu custo, minimizando-o e maximizando sua rentabilidade. É a única forma que a gente vê como alternativa para se manter no mercado”, analisa o pesquisador do Cepea.

Sobre a participação dos produtores, Ivan Sobral disse estar contente em ver todos com o mesmo objetivo. “É gratificante ver produtores reunidos fazendo levantamento de despesas e receitas para chegar a um resultado final que é o custo de produção. Pessoas que com mais de 30 anos no setor leiteiro e que nunca fizeram uma conta minuciosa debatendo um futuro melhor”.

Resultado final - As informações obtidas nos painéis são utilizadas pelo Cepea no desenvolvimento de estudos específicos e informativos, demandados pela CNA para a elaboração de políticas públicas e mercadológicas, entre outros materiais. O produtor terá, com isso, uma melhor representação classista, além de informações úteis para uma melhor gestão da atividade.

A próxima etapa do programa Campo Futuro é a capacitação. Produtores que desejaram, podem formar grupos a fim de receber capacitação metodológica do Sistema FAESE/SENAR Sergipe. “Dessa forma, eles mesmos podem aplicar planilhas de custos nas suas propriedades rurais”, disse Ivan Sobral.

Walter Garcez em sua propriedade produz 500 l/dia de leite, viu como excelente a iniciativa do Sistema FAESE/SENAR Sergipe em apresentar o projeto Campo Futuro. “Essa é uma forma de mostrar a realidade da pecuária leiteira, tirando todas as nossas ilusões e apresentando o real custo da produção do leite na região Centro-Sul de Sergipe. Dessa maneira, temos conhecimento do quanto gastamos para produzir e se nossa atividade está dando retorno. E com o relatório em mãos, vou ver onde estão as minhas deficiências e onde posso melhorar na produção leiteira”.


Francisco Nascimento – produtor

O produtor Francisco Nascimento elogiou o trabalho pioneiro em Sergipe. “Nos dá a possibilidade de conhecer mais os custos. As orientações são de fácil acesso e boa aplicabilidade”, pontuou.

Campo Futuro – É um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. Na capacitação, o produtor rural aprende a calcular o seu custo de produção.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE
http://senarsergipe.org.br/site

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.