A safra de soja 2015/16 do Brasil deve atingir um recorde de 99,9 milhões de toneladas, um crescimento de 3 por cento ante 2014/15, enquanto a safra total de milho deve alcançar 87,5 milhões de toneladas, alta de 1,6 por cento ante o mesmo período, estimou nesta terça-feira a consultoria Céleres, em relatório.
A estimativa da safra de soja, com a colheita entrando em sua etapa final, representa um leve aumento ante a projeção anterior da consultoria, de 99,1 milhões de toneladas, feita em março.
O crescimento na comparação com a safra anterior ocorre com um aumento de área plantada, uma vez que a produtividade média para a soja brasileira foi calculada em 3,02 tonelada por hectare, cerca de 1 por cento menor que na temporada 2014/15.
Já a produção total de milho também foi elevada ante os 87,1 milhões de toneladas na projeção do mês passado, graças ao forte crescimento da área de cultivo para a safra de inverno, estimada em 58,8 milhões de toneladas, uma alta de 6,4 por cento ante 2014/15, o que "deverá mais que compensar a queda produtiva no verão", segundo dados divulgados pela Céleres.
Para o algodão, as projeções foram mantidas ante os números de março, com a produção estimada em 1,56 milhão de toneladas de pluma, alta de 2,4 por cento ante a safra anterior, mesmo com uma queda de 2,6 por cento na área cultivada no país, informou a Céleres.
Fonte: Reuters
Fonte: Canal do Produtor