Com uma proposta de construção coletiva para promover e oportunizar transformação social no meio rural através da juventude rural será feita nesta terça-feira (05/04), em Santiago, na Região Central, a apresentação da Proposta Microrregional para Jovens Rurais, com a participação de gestores municipais, secretários do Turismo, representantes sindicais, Instituto Federal Farroupilha (IFF), Casa Familiar Rural, Cerest, técnicos da Emater/RS-Ascar e jovens rurais.
O evento, que contará com a presença da gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Regina Hernandes, será às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR/Fetag).
- Os jovens rurais aparecem como um grupo fragilizado em nossa sociedade. Encontram-se inibidos, não só por razões econômicas, mas por relações entre gêneros e gerações. A proposta estimula a discussão, as posturas juvenis, os processos sucessórios, as políticas públicas, a busca de autonomia e melhores condições de sobrevivência para os jovens agricultores – antecipa assistente técnica social do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Marilene Moraes Ferreira, que é uma das coordenadoras da proposta de trabalho, juntamente com o assistente técnico Francisco Palermo.
Conforme Marilene Ferreira espera-se que a proposta gere impactos na visibilidade da presença e do trabalho do jovem no meio rural, no fortalecimento das comunidades e da agricultura familiar, na sucessão familiar e na discussão sobre desenvolvimento local e territorial, dentre outros aspectos.
Os municípios abrangidos pela proposta de trabalho com a juventude rural são Cacequi, Capão do Cipó, Jaguari, Jari, Mata, Nova Esperança do Sul, Quevedos, Santiago, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Toropi e Unistalda.
Fonte: Emater-RS