c114623d3d289116225181546e17adf4

FRIO EM DESTAQUE

A frente fria que desde o final de semana provocou chuvas do Rio Grande do Sul a Minas Gerais e em boa parte do Centro-oeste, encontra-se nessa terça-feira sobre a faixa leste do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde provocará chuvas não só sobre esses dois Estados, mas também sobre boa parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e sobre todos os demais Estados da região Norte. Essas chuvas que vem ocorrendo estão permitindo uma elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento de milho safrinha. Até mesmo aquelas lavouras semeadas mais tardiamente apresentam excelentes condições de produtividade, o que indica que esse ano será mais um de safra recorde para o milho 2ª safra.

Na Bahia e nas regiões sul do Maranhão e do Piauí a terça-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas, o que possibilitará a realização da colheita da soja e do milho que além de estarem atrasadas, apresentam perdas significativas por conta das chuvas dessas últimas duas semanas. Contudo, a partir de amanhã há previsões de chuvas rápidas sobre essas regiões devido ao avanço da frente fria. Mas diferentemente das últimas chuvas, essas serão de fraca intensidade e de curta duração, o que não deverá trazer tantos transtornos aos produtores. Até porque já na quinta e sexta-feira o tempo volta a abrir sobre a região.

Em toda a região Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul a terça-feira será de tempo aberto com possibilidades apenas para possíveis pancadas de chuvas na faixa leste de São Paulo. Mas o destaque não é o tempo firme e sim, o frio. Uma massa de ar polar avança sobre esses Estados levando ao declínio acentuado das temperaturas mínimas. Em algumas cidades gaúchas e catarinenses, os termômetros registraram temperaturas abaixo dos 6°C, mas não houve registros de geadas ou qualquer outro tipo de dano às lavouras. E a tendência é que as próximas madrugas sejam também bastante geladas.

Chuvas agora só no começo da semana que vem, quando uma nova frente fria avançará, novamente, pela região Sul e Sudeste.

Fonte: Somar Meteorologia



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.