Transcorridos 18 dos 22 dias úteis de março, as exportações de carnes apresentam resultados financeiros que, ao contrário de meses anteriores, se firmam à medida que o mês avança.
Por exemplo, na quarta semana de março (20 a 26, quatro dias úteis), a receita cambial, pela média diária, apresentou o melhor resultado semanal, fazendo com que a média desses 18 dias – US$56,892 milhões FOB – seja quase 5% maior que a de fevereiro passado, além de estar 10,5% acima da que foi registrada há um ano.
Tais resultados advêm não só de uma forte recuperação da carne suína, mas também do avanço das carnes bovina e de frango. Comparativamente a março de 2015, o volume de carne suína tende a aumentar mais de 75%. Já a carne bovina tende a um crescimento próximo de 40%, enquanto o volume de carne de frango deve aumentar mais de 20%.
O que vinha sendo raro no setor é que esses incrementos devem alcançar, também, a receita cambial das três carnes. A das carnes suína e bovina caminha para uma expansão anual próxima de 25%, enquanto a receita cambial da carne de frango tende a uma variação positiva da ordem de 7%.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor