A greve dos caminhoneiros e o incêndio que atingiu tanques de combustível no porto de Santos (SP) contribuíram para a queda de 23,2% nas exportações brasileiras no mês de abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com Herlon Brandão, diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as chuvas, que impediram principalmente o embarque de mercadorias a granel, também influenciaram o resultado, assim como a safra tardia da soja neste ano.
- Esse é o segundo mês com superávit neste ano, o que era esperado no comportamento sazonal da balança comercial – afirmou.
Houve queda no valor da soja exportada, de 32,7% em relação a abril do ano passado, e também no volume vendido ao exterior, que caiu 20,6% nessa comparação.
Blocos econômicos
O país registrou recuo nas vendas para os principais blocos econômicos no primeiro quadrimestre. A queda foi mais acentuada para a Ásia (23,8%), principalmente por conta da queda de 31,6% nas vendas para a China. De acordo com o Brandão, o resultado para o país asiático foi influenciado principalmente pela queda no preço do minério de ferro e das vendas de soja em grão.
Até abril, a balança comercial com a China é deficitária em R$ 2,527 bilhões.
- Com a China, tradicionalmente o Brasil é superavitário, mas tem déficits sazonais nos primeiros meses do ano. A tendência é ter superávit ao longo dos próximos meses do ano, quando a soja entrar de maneira mais significativa – espera Brandão.
Houve ainda uma redução de 14,2% no montante vendido para a União Europeia, que decorre da menor demanda por farelo de soja e minério de ferro.
Já as exportações para os Estados Unidos apresentaram redução de 5,7%, abaixo do patamar geral, que foi de queda de 16,4%. Segundo Brandão, houve redução nas vendas do petróleo bruto para o país, mas houve aumento em produtos como café e carne industrializada.
- O crescimento dos Estados Unidos tem influenciado o desempenho dos produtos manufaturados para lá – completou ele.
Fonte: Gazeta do Povo