drone_portal

LAVOURA COMUNITÁRIA É ALTERNATIVA PARA PRODUTORES DE IPIRANGA DE GOIÁS

Por meio da união entre pequenos agricultores, o Programa Lavoura Comunitária conquista adeptos no município de Ipiranga. Com apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e associações da região dos córregos Javaes, Cristal, Barreirinho e Jurua, o projeto tem como objetivo apresentar ao pequeno produtor alternativas de produção e gestão de renda.
O técnico da Unidade Local da Emater em Ipiranga de Goiás, Jean Oliveira Marinho, explica o programa tem a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED) como parceira. Do total produzido pelos agricultores que participam do projeto, 4% é destinado à OVG. “Após a divisão, a produção é partilhada entre os produtores participantes. É válido destacar que é repassado o produto e não renda com a venda desse arroz, até por que o arroz não é comercializado, mas sim entregue em grãos ao pequeno produtor”, destaca Jean.
O projeto tem como principal objetivo estimular o plantio e consumo independente. “São ao todo 127 famílias que participam do programa. Nós da Unidade Local, informamos todos os pequenos produtores de baixa renda que por meio do projeto eles podem melhorar de vida e até crescer na atividade”, enfatizou o técnico.  
Economia
Por meio do plantio de arroz, agricultores familiares que integram o projeto podem também economizar no consumo doméstico. “O objetivo do projeto é apresentar uma opção ao produtor rural de forma que ele economize. Os produtores participantes são aqueles que apresentam baixa renda e não tem condições de comprar produtos do supermercado”, explicou o técnico da Unidade Local.  
Da terra
Com propriedade de quem sabe que comprar os alimentos no supermercado está salgado para o bolso, o produtor rural José Antonio Rosa, mais conhecido no município de Ipiranga de Goiás como “Zé da Rosa”, afirma que o Lavoura Comunitária é uma “mão na roda”. “Para o pequeno agricultor que precisa sustentar a família é muito difícil hoje em meio a crise. Graças à Emater e outras parceiras, o Lavoura Comunitária ajuda o agricultor”, destacou José. 
Como participar
O produtor rural interessado em participar do projeto pode procurar a Unidade Local da Emater de seu município.  “A equipe da Unidade Local irá direcionar esse pequeno produtor a se inscrever nas associações cadastradas no edital da SED. Vale lembrar que os agricultores devem comprovar a renda familiar baixa e se mostrar interessado em manter o cultivo”, explica o técnico da Unidade Local, Jean Oliveira Marinho. 
Fonte: Emater

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.