Quixadá/ Ceará (16/03/2016) - O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Flavio Viriato de Saboya Neto, acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Ibaretama Carlos Bezerra Filho, visita amanhā, 17 de março, à área experimental do Projeto Biomas na Caatinga.
A visita tem caráter comemorativo, em celebração ao Dia Internacional da Floresta, no dia 21 de março. “Estamos indo conhecer de perto as pesquisas desenvolvidas na região. O Projeto Biomas é muito importante para todos os biomas brasileiros, em especial para a região Nordeste, devido à diversidade do clima, solo e vegetação. Por meio dessa pesquisa, buscamos aliar sustentabilidade ambiental e produtividade rural”, afirma Flávio Saboya, Presidente da FAEC.
O Projeto Biomas foi implantado nos 6 biomas brasileiros e está em andamento desde 2010, graças a uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.
O objetivo do Projeto Biomas é promover, por meio da pesquisa, a inserção da árvore na propriedade rural com o propósito de garantir sua diversificação, assim como contribuir para o aprimoramento da legislação ambiental. “Queremos mostrar ao Produtor que ele pode preservar e ter rentabilidade econômica ao mesmo tempo”, explica Cláudia Rabello, Coordenadora Executiva do Projeto Biomas na CNA.
A ÁREA EXPERIMENTAL
A área experimental do Projeto Biomas na Caatinga possui em torno de 30 hectares, cedidas pelo produtor rural Francelino Gomes de Oliveira, para a implantação dos experimentos de pesquisa.
Um dos projetos de destaque neste bioma é o que envolve formas de controle de Criptostegia madagascariensis (viuvinha), planta exótica e invasora, de extrema agressividade presente nos ecossistemas da Caatinga, incorrendo em expressivas perdas tanto para os sistemas produtivos como os de preservação em grande parte do nordeste brasileiro.
De 2010 até hoje, o Projeto Biomas já plantou 5 mil árvores de 37 espécies na área experimental da Caatinga, localizada na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama, a 30 quilômetros de Quixadá, no Ceará. As 5 mil árvores fazem parte dos 17 subprojetos de pesquisa implantados na região.
PROJETO BIOMAS NA CAATINGA
O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere.
Na Caatinga, o projeto conta com a parceria das seguintes instituições: Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Semiárido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ceará / Campus Quixadá, Universidade Estadual Vale do Aracau, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Administração Regional do SENAR Ceará e sindicatos rurais da região.
Para saber mais, acesse o site do Projeto Biomas: www.projetobiomas.com.br
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC
faec.org.br
Fonte: Canal do Produtor