A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), junto ao Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA), apresentaram na terça-feira, dia 8, a soja BRSGO8061, durante a primeira visita técnica ao Programa de Melhoramento de Soja, em Senador Canedo. O grão apresenta como diferenciais o sabor, alta produtividade e maior rentabilidade ao pequeno produtor.
Segundo explicou a diretora de pesquisa agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, o exemplar da soja levou 11 anos para ser desenvolvido, entre as etapas de avaliação e seleção.
- Esse tipo de cultivar é ideal para a alimentação humana já que não apresenta a enzima liposigenase, responsável pelo sabor amargo do alimento – explicou.
A expectativa do presidente da Emater, Pedro Arraes, é que as sementes da soja BRSGO 8061 sejam produzidas em diversos municípios goianos em 2017.
- Essa semente é interessante também ao pequeno produtor. Nosso intuito é lançar essa soja em várias regiões do Estado para agregar valor e renda ao agricultor familiar – defendeu Arraes.
Vantagens
Ainda de acordo com Maria José Del Peloso, a cultivar BRSGO 8061 apresenta outras vantagens para o pequeno produtor.
- Além de apresentar um gosto saboroso para a alimentação humana, ela é tão produtiva quanto outras já disponíveis no mercado – falou.
A diretora destacou também que não são necessários cuidados diferentes além dos já conhecidos por produtores de soja.
- O agricultor familiar que já está habituado com o cultivo de soja não terá muitas dificuldades na condução dessa produção – explicou Del Peloso.
Segundo a coordenadora da visita, Isadora Sanchez, a soja BRSGO 8061 apresenta um tempo de colheita médio.
- O produtor que optar por essa cultivar poderá fazer até duas safras no mesmo ano – enfatizou Sanchez.
Ilustre visita
Do município de Ceres, o pequeno agricultor de soja, Fábio de Assis, acompanhou o lançamento da soja BRSGO 8061. Segundo o produtor, que também busca inovações nas práticas rurais, ações como essas são vistas com bons olhos.
- Por meio da Unidade Local da Emater em Ceres, soube do lançamento desse novo tipo de soja e achei interessante conhecer. O produtor rural precisa buscar melhorias nas condições produtivas e pelo observado, esse novo tipo de soja atende o que buscamos: melhores preços, alta produtividade e boa saída no mercado – destacou Assis.
Lançamento
Aberto aos produtores rurais e também aos técnicos da Emater, o lançamento foi dividido em duas etapas. Inicialmente, o pesquisador da Agência de Inovação Rural Marcos Rogério Nunes apresentou o Programa de Melhoramento Genético da Emater e CTPA. Em seguida, o pesquisador do CTPA Nerivaldo Elístio conduziu os visitantes ao campo de sementes genéticas. Durante o evento, foram servidos também alimentos produzidos com a cultivar BRSGO 8061.
Fonte: Goiás Agora