Mais de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa estarão presentes na 17ª Expodireto Cotrijal, que acontece de 07 a 11 de março em Não-Me-Toque/RS.
A Carpan de Panambi apresenta na Expodireto a máquina de pré-limpeza e limpeza rotativa. É a primeira fabricado no Brasil com capacidade entre 300 e 500 toneladas/hora. Com sistema automático de limpeza das peneiras, o equipamento elimina o trabalho de operadores em cooperativas, cerealistas e demais unidades armazenadoras.
- É uma máquina que elimina impureza de forma automática e é uma tendência porque elimina 100% da mão-de-obra – avalia o sócio e gerente da Carpan, Ervin Rosin.
Além dos visitantes brasileiros – em 2015 o público chegou a mais de 230 mil pessoas – a Expodireto Cotrijal projeta muitos estrangeiros para 2016. Mais de 70 países já confirmaram presença e assim como em anos anteriores, um espaço será preparado para recepcionar esses visitantes. O “International Point” terá novidades, com uma programação mais abrangente e com o objetivo de aproximar os visitantes estrangeiros dos agricultores locais. A África deve mais uma vez ter grandes delegações na Expodireto Cotrijal. Argélia e Moçambique estarão entre os países estreantes. A Argélia inclusive já confirmou a presença de importadores e do seu embaixador. Nigéria e Angola, que tradicionalmente vêm para a feira, também confirmaram presença.
- Estamos otimistas, pois concluímos rapidamente a comercialização dos espaços na feira e há empresas esperando uma oportunidade para os próximos anos. Além disso, temos a expectativa de mais uma grande safra, o que favorece os negócios e a visitação – revela o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.
Novidades para todos os tipos de propriedade
A Expodireto Cotrijal é reconhecia como uma feira que traz inovações, tecnologias, conhecimento e oportunidades de negócios para todos os tipos de propriedade. Neste ano, na Produção Vegetal são cerca de 50 lotes dos canteiros experimentais e inovações nas áreas de sementes, defensivos e fertilizantes e abrigam também os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro, está entre os destaques. Instituições de pesquisa como a Embrapa, Fundacep, Fundação Pró-Sementes, Coodetec, Fepagro e Universidades (Ulbra, UPF, UFSM, Unicruz) estarão expondo seus trabalhos.
A Yara lança durante a feira de Não-Me-Toque o novo Programa Supersoja, desenvolvido especialmente para produtores que buscam superar os seus limites de produtividade. O Programa Nutricional Supersoja combina as soluções YaraMila e YaraVita nas diferentes etapas do cultivo. Segundo Diego Guterres, especialista agronômico da Yara Brasil, o Supersoja contempla formulações específicas do YaraMila, adequadas às necessidades nutricionais para uma soja de alta produtividade. Além do balanço adequado de NPK, as formulações contam com elevado ter de enxofre solúvel além de micronutrientes de alta eficiência, fornecidos pela tecnologia YaraVita PROCOTE. Por conter todos estes oito nutrientes em um mesmo grânulo e prontamente disponíveis, o produto proporciona uma melhor estabelecimento e desenvolvimento uniforme da lavoura.
Na Produção Animal, serão 64 expositores de nutrição e genética e exposição de equipamentos com alta inovação tecnológica, entre área interna e externa, além da tradicional exposição de animais.
No Espaço da Família Rural, o Pavilhão da Agricultura Familiar terá 43 expositores a mais do que no ano passado e o Recanto Temático será reativado, mostrando o trabalho de 60 anos da Emater/RS-Ascar.
No Espaço da Natureza Cotrijal, o foco será a reciclagem, com trabalhos mostrando que como reaproveitar materiais que normalmente vão para o lixo e também os artefatos produzidos com as embalagens vazias de agrotóxicos retornáveis.
A feira terá também os tradicionais fóruns de debate e as novidades neste ano são o Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água, marcado para a tarde de terça-feira (08/03), e o Fórum da Cultura do Trigo, que acontece na tarde de quarta-feira (09/03).
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, confirmaram presença na cerimônia de abertura, nesta segunda (07/03).