O Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, calcula que os produtores paranaenses comercializaram até agora 8,1 milhões de toneladas de soja, que corespondem 48% da safra estimada em 16,9 milhões de toneladas e que já está toda colhida.
Segundo o economista Marcelo Garrido, o volume negociado até agora é praticamente o mesmo que havia sido comercializado na mesma época do ano passado, quando 49% já haviam sido comprometidos. No entanto, ele observa que safra atual é maior que a colhida em 2013/2014 e o volume comercializado naquela ocasião havia sido estimado em 7 milhões de toneladas.
Os levantamentos do Deral mostram que os produtores paranaenses estão recebendo R$ 57 pela saca de 60 kg de soja, valor 8,1% abaixo dos R$ 62 praticados no final de abril do ano passado. Garrido observa que a colheita está na América do Sul e as expectativas agora se voltam para confirmação da área que será semeada pelos produtores norte-americanos. Os dados serão divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na próxima terça-feira.
O economista lembra que a mais recente estimativa divulgada pelo Deral, referente ao mês de abril, aponta para uma produção recorde de soja no Paraná. O volume de 16,9 milhões é 16% superior aos 14,6 milhões produzidos na safra 2013/2014. A área cultivada com a oleaginosa também foi recorde e somou 5,1 milhões de hectares, volume 4% superior as 4,9 milhões cultivadas na safra 2013/2014.
Fonte: Globo Rural