Belo Horizonte / Minas Gerais (25 de fevereiro de 2016) - O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, participou ontem (24/2) do lançamento do Minas Pecuária. O Programa funciona como uma aliança de esforços entre parceiros, impulsionando diversas frentes de ação em prol da competitividade da bovinocultura mineira. O montante do recurso a ser investido pelos setores públicos (estado e união) e privado para a execução do programa será de R$131,7 milhões.
O objetivo do programa é proporcionar aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão, para que possam estabelecer um sistema de produção sustentável e competitivo, ampliar a renda e, como consequência, melhorar a qualidade de vida da sua família.
De forma integrada e coordenada, os parceiros trabalharão eixos temáticos estratégicos: assistência técnica e extensão rural; pesquisa e inovação tecnológica; gestão da atividade; boas práticas de produção; qualidade dos produtos; sanidade animal; melhoramento genético; infraestrutura e logística; e proposição de políticas setoriais e marcos regulatórios.
Para o presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, o momento é oportuno para promover a pecuária. "Uma atividade que historicamente tanto contribui para nossa economia precisa ter bom incentivo neste momento de crise, marcada por custos altos e preços pouco compensadores, no caso do leite. Igualmente precisamos fomentar o aumento da produção de carne, para que estejamos prontos para atender um mercado crescente. Assim, toda iniciativa é bem vinda, especialmente quando congrega diferentes entidades e atores de forma articulada".
Durante o evento o governador Fernando Pimentel destacou que o programa será um apoio à pujança que é marca da pecuária mineira: "em um cenário tão marcado pela crise, a gente já está tirando leite de pedra. Leite de vaca sabemos bem como tirar com maestria. Agora é só avançar".
| Balde Cheio
Um dos destaques do Minas Pecuária é a inclusão do Balde Cheio, programa do SISTEMA FAEMG de grande sucesso. Criado nacionalmente pela Embrapa e implantado em Minas em 2007, sob gestão da FAEMG. O foco é promover redução dos custos e aumento de produção através de mudanças muito simples na propriedade.
Com oito anos de atividades no estado, o Balde Cheio conta hoje com 313 técnicos treinados e capacitados, que prestam assistência contínua a 2.500 produtores em 315 municípios.
Os técnicos capacitados dentro das bases do programa visitam as propriedades, fazem o diagnóstico e orientam os produtores para o uso de técnicas e inovação de baixo ou nenhum custo, combinando e otimizando fatores produtivos de que eles já dispõem em suas propriedades. Mês a mês, as ações e resultados são acompanhados de perto pelos técnicos continuamente e as histórias de sucesso se multiplicam em todo o estado. Os registros revelam aumentos superiores a 1.000% da produção, em alguns casos.
O diretor da FAEMG e presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, explica que pequenos produtores com pouco acesso à assistência técnica e gerencial são os mais beneficiados, e que mais têm conseguido aumentar a qualidade e quantidade na produção de leite e, consequentemente, aumento da produtividade e dos lucros. “É um programa que requer disciplina, mas são técnicas simples e acessíveis a todos os produtores. Tudo é planejado de acordo com a realidade de cada produtor, sem receita pronta”.
Segundo ele, o programa trabalha com oportunidades já existentes na propriedade, sem necessidade de grandes investimentos. “Ao invés de investir em máquinas e animais, o objetivo é mudar conceitos e hábitos em gestão e manejo para que o negócio se torne mais eficiente e gere mais renda e, assim, mais dignidade para o produtor. Em um país em que 80% dos produtores de leite estão em pequenas propriedades familiares, o Balde Cheio é a aposta de sucesso da FAEMG para melhorar cada vez mais o trabalho e a renda de milhares de mineiros”.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG
www.sistemafaemg.org.br
Fonte: Canal do Produtor