A expectativa para este ano é de uma colheita de cerca de 100 toneladas de azeitonas, que podem render entre 12 mil e 15 mil litros de azeite extra virgem.
O olival em Barra do Ribeiro será palco da abertura da colheita oficial da oliveira do Rio Grande do Sul, marcada para dia 4 de março, às 14h. “Neste ano o pomar apresenta muito boa produção e tem uma série de variedades que servem de boa amostra do potencial da região”, explica o engenheiro agrônomo Paulo Lipp, Coordenador da Câmara Setorial da Citricultura e Olivicultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. A colheita da Tecnoplanta deve seguir até o final de março.
Hoje a empresa possui cerca de 250 hectares plantados com oliveiras, em áreas localizadas nas cidades de Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, São Sepé e Sentinela do Sul. Até o final do ano, Barra do Ribeiro deve ter mais 50 hectares de olivais implantados. Atualmente o RS é o principal produtor de oliveiras e azeite de oliva no Brasil, com cerca de 1.670 hectares plantados, de acordo com levantamento feito pela Emater em novembro de 2015.
Para a safra 2016, a Prosperato deverá, num primeiro momento, apresentar dois tipos de produto. Um deles será um blend, resultado das frutas de varieadades arbequina e arbosana, e o outro será um monovarietal, da espécie koroneiki. Além destas variedades, a equipe da empresa fará as primeiras extrações das variedades picual e galega, em pequena escala.
Mas nem todas as notícias são boas. “Nossa produção de frutas de 2016 foi comprometida pois 2015 foi um ano que apresentou muita chuva e geada tardia”, explica Osmar da Rosa, biólogo e sócio da Tecnoplanta, empresa que produz o Prosperato. “No ano passado passamos por problemas muito similares, mas esperamos que a safra 2017 possa superar a anterior.”
Com uma expectativa máxima de 15 mil litros de azeite de oliva extra virgem, o produto deverá ser encontrado apenas em lojas especializadas em produtos gastronômicos diferenciados, além da venda direta, realizada no Empório Prosperato, localizado junto à sua unidade extratora, em Caçapava do Sul.
Fonte: SEAPA RS – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Fonte: Canal do Produtor