O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) e o Grupo de Pesquisa em Conservação e Qualidade de Forragem, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), iniciam neste mês o 1º levantamento nacional de custos de produção de volumosos destinados à nutrição animal.
O estudo tem como objetivo gerar indicadores técnicos e econômicos, com a intenção de subsidiar produtores, técnicos e empresas com informações para tomada de decisão. Todas as informações serão trabalhadas em termos médios por perfil dos sistemas de produção, os quais serão divididos por região, tamanhos da área de plantio, material genético – convencional e transgênico -, sistema de plantio – convencional e plantio direto – e sistema de colheita – ensiladora tracionada por trator ou automotriz. O percentual de perdas no processo de produção também será avaliado.
O levantamento será realizado por meio de visita a produtores, contato telefônico e por email.
Todas essas informações serão publicadas periodicamente em um boletim técnico, nas forma impressa e eletrônica.
Produtores interessados em participar do levantamento devem se cadastrar até dia 3 de agosto, pelo link www.bit.ly/custosdevolumosospecege, ou entrar em contato pelo email forragem@pecege.esalq.usp.br ou pelo telefone (19) 3371-9072.
A colaboração com o fornecimento de dados não terá nenhum custo financeiro. Os valores individuais por sistema de produção não serão divulgados – tão pouco os nomes dos colaboradores do estudo. Participantes da pesquisa receberão relatórios completos do levantamento de custos e uma análise individual de benchmarking comparativa entre os sistemas de produção.
Sobre o Pecege
O Pecege é referência em cursos de pós-graduação, treinamentos e projetos de pesquisa.
Atualmente, destaca-se entre os projetos em andamento o Relatório de Custos de Produção de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol no Brasil, elaborado em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Entre os programas de pós-graduação, destaque para os tradicionais MBA em Agronegócios, MBA em Gestão de Negócios e MBA em Gestão de Projetos. Saiba mais em www.pecege.org.br
Mais informações pelo e-mail comunica@pecege.esalq.usp.br ou pelo telefone (19) 3375-4251.
Fonte: Canal do Produtor