“A missão da Löser não é ser a maior, mas ser a mais completa, a mais parceira e a mais identificada com o produtor."

CRESCIMENTO CONSCIENTE

O agrônomo chega na propriedade brincando, o produtor já conta uma piada e nesse clima amistoso a recomendação técnica é repassada ao agricultor. Na empresa, quem chega é recepcionado com café, chá, chimarrão e todos os colaboradores têm o hábito de dar bom dia ou boa tarde aos visitantes. Um exemplo que vem do diretor da Löser Cereais, Jakson Löser: toda vez que passa pela recepção faz questão de apertar a mão de todos os clientes e, quem quiser falar pessoalmente com ele, encontrará sempre as “porteiras” abertas. Com essa filosofia de trabalho é fácil entender porque a Löser chega aos 13 anos com cinco unidades, saltou de sete para 85 colaboradores, e novas empresas se somaram ao grupo: Amor Perfeito Floricultura, Löser Agrícola e Pecuária e Löser Transportes.

O cerealista entrevistado desta edição é Jakson Löser, 49 anos, que com trabalho dedicado e uma equipe comprometida com a forma de agir da empresa vem conquistando novos clientes a cada safra. Confira trechos desta entrevista.

AN – Como surgiu a ideia de criar a Löser Cereais lá em 2001 e quais foram os obstáculos iniciais?

JAKSON – O comércio corre dentro das minhas veias, na época em que era sócio de uma outra cerealista, conseguia sentir o potencial para andar sozinho, para construir uma nova empresa. Um dos fatores que me dava esta segurança era o comportamento que os produtores tinham comigo: a relação sempre foi muito boa e percebia que se dependesse da parte pessoal não teria problema. A questão comercial era o desafio, o medo e a insegurança. Outro empecilho era a questão financeira – uma empresa nova que teria que buscar crédito no mercado. O começo não foi fácil, mas, na época, os primeiros recebimentos de grãos foram bons se comparados ao porte da Unidade e por ser uma nova empresa, e essa confiança que o produtor depositou na Löser, serviu como base no começo dessa caminhada. É importante ressaltar que tive do meu lado uma corretora que me “avalizava” junto com as tradings da credibilidade da Löser Cereais. Até hoje, a Corretora Moema é o grande suporte comercial e também pessoal.

AN – Hoje, a realidade é de conquistas ao longo desses 13 anos: já são cinco unidades e novas empresas se somaram ao grupo. Na sua opinião, o que foi fundamental para essa trajetória vitoriosa?

JAKSON – Ser diferente, fazer a diferença, inovar – sempre procuramos fazer aquilo que é uma necessidade do produtor. Um exemplo é a Löser Agrícola e Pecuária como mais uma opção para o produtor rural com assistência técnica na propriedade e uma ampla linha de produtos para auxiliar, principalmente, o produtor de leite. Outro exemplo é o recebimento de forrageiras (aveia branca, cevada e aveia preta). Também fizemos alto investimento para ter uma floricultura diferenciada com produtos de qualidade para embelezar a casa, o jardim e alegrar os ambientes familiares. Quem passar pela RS 223, em Ibirubá, poderá conhecer uma loja de alto padrão. É um orgulho meu de ter crescido ecologicamente, sem passar por cima de ninguém e podendo olhar no olho de cada um, sem peso na consciência.

entrevista_loser1AN – O slogan da Löser Cereais é – “Identificada com você produtor rural”. Como é o tratamento com o agricultor?

JAKSON – Claro que a empresa precisa ser recompensada pelo trabalho, mas o produtor também precisa crescer e você fazer parte na vida dele em informação, em tecnologia, em assistência, para que ele também cresça. Para que a Löser não seja simplesmente uma empresa cerealista, mas que seja a empresa cerealista do meu cliente. A nossa alegria é poder ajudar o produtor a crescer.

AN – Os clientes e colaboradores da Löser Cereais elogiam a forma como a empresa trata a todos. Como a Löser conseguiu conquistar a confiança e simpatia das pessoas com quem se relaciona?

JAKSON – Procuramos não apenas ter uma relação de compra e venda, mas antes disso, uma relação de amizade e a negociação comercial é uma consequência. O Grupo Löser realiza encontro de casais dentre os colaboradores, todos os anos promovemos o baile de encerramento da safra de soja e, este ano, sorteamos viagens com acompanhantes para os agricultores saírem um pouco da rotina e aparelhos de ar condicionado para dar mais qualidade de vida. Dentro da empresa o Sr. Cesar Antonio de Neiverth, com pós-graduação em Psicologia e Aconselhamento, dedica um dia por semana à Atividade Motivacional nas unidades da Löser Cereais e, também, quando necessário, junto a clientes da empresa. A instrutora de yoga e terapeuta corporal, Marcia Roque Dickel Weber, atende os colaboradores de todas as empresas do grupo. Funcionários, clientes e até quem não é cliente são encaminhados para o consultório da terapeuta, Lenir Seibel Roos, em Ibirubá, onde a saúde psicológica e emocional é tratada – medos, traumas, sintomas de depressão, estresse e problemas conjugais podem ser resolvidos. Não faz sentido ter um comércio onde os funcionários e clientes são tratados como máquinas, pois essa relação humana deve existir no dia-à-dia da nossa vida e temos essa ideologia de valorizar o ser humano aqui na Löser.

AN – Onde a Löser quer chegar?

JAKSON – Queremos ter um crescimento vertical – aumentar a participação na vida de cada produtor, crescer ecologicamente. A missão da Löser não é ser a maior, mas ser a mais completa, a mais parceira e a mais identificada com o produtor.



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.