O volume das exportações brasileiras de carne suína, considerando os produtos in natura e processados, cresceu 63% em janeiro deste ano em comparação com igual mês de 2015.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), os embarques totalizaram 47,1 mil toneladas, ante 28,9 mil toneladas no mesmo mês do ano passado. As receitas em dólar e em real também registraram alta na mesma base de comparação para US$ 79,7 milhões (+8,7%) e R$ 323 milhões (+67,2%), respectivamente.
A alta foi impulsionada principalmente pelas compras da Rússia, que foram 55% superiores em comparação com janeiro de 2015, para 16,3 mil toneladas no mês passado. Acelerando os negócios com o Brasil, Hong Kong comprou 13,8 mil toneladas (+88%).
Com a habilitação de novas plantas nos últimos dois meses, a China assumiu o sexto lugar dentre os maiores destinos da carne suína do Brasil, importando no primeiro mês deste ano 1,6 mil toneladas, segundo a ABPA.
- Além destes, em praticamente todos os mercados houve crescimento nas exportações, como é o caso de Cingapura, Argentina e Uruguai – detalhou, em nota, o vice-presidente do setor de suínos na ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas.
Fonte: Globo Rural