Na reta final da colheita de soja no Brasil, os produtores de sementes dos estados do RS, SC e PR estão otimistas. A safra foi marcada por condições climáticas favoráveis para a cultura, o que deve resultar em sementes de boa qualidade, além de altas produtividades.
- A Fundação Pró-Sementes está aguardando o beneficiamento e as solicitações de amostragem das sementes colhidas na safra 2014/2015, a fim de comprovar em laboratório a qualidade do insumo – informa Alexandre Levien, coordenador da unidade de certificação de sementes da entidade.
Ao atingir padrões mínimos de qualidade em testes realizados em laboratório credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a semente poderá ser certificada.
Já no estado de São Paulo, a estiagem atingiu alguns campos no período de enchimento de grãos e de florescimento. Além disso, a chuva na colheita causou prejuízos em algumas áreas.
- Alguns campos foram perdidos, enquanto outros conseguiram garantir uma boa qualidade – avalia Jonas Farias Pinto, gerente da filial de Campo Mourão (PR) da Fundação Pró-Sementes.
Fonte: Fundação Pró-Sementes