Ontem (16), tanto em São Paulo como em Minas Gerais, o mercado de aves vivas continuou operando em ambiente firme. A ponto de propiciar novo e consecutivo ajuste de cinco centavos, com o que em ambas as praças a cotação atual retorna aos R$2,70/kg.
Embora a quinzena tenha sido encerrada com valorização (+8% em São Paulo; quase 6% em Minas Gerais), ainda se registram grandes perdas em relação aos preços alcançados há cerca de 30 ou 60 dias.
Comparativamente aos valores vigentes há um mês, por exemplo, o mercado paulista registra redução de 3,57% e o mineiro de 6,90%. Já em 60 dias as perdas chegam a, respectivamente, 12,90% e 19,40%.
Pior que tudo, porém, é a perda de poder aquisitivo do avicultor em relação à principal matéria-prima do frango, o milho. Há um ano (e tomando como base os preços vigentes no mercado paulista), uma tonelada de frango vivo adquiria perto de cinco toneladas de milho. Hoje, os mesmos mil quilos de frango vivo adquirem menos de três quartos do anterior volume de milho.
Fonte: Avisite
Fonte: Canal do Produtor