O pequi, fruto nativo do cerrado maranhense, foi garantia de renda para muitas famílias no Maranhão em 2015. Em plena safra, muitas famílias rurais aproveitaram para ganhar um dinheiro extra. O fruto além de ser usado como acompanhamento em muitos pratos da culinária nordestina, pode ser usado em receitas mais requintadas, como o sorvete por exemplo. Esse é um dos destaques do Mirante Rural deste domingo (7), que segue exibindo sua Retrospectiva 2015.
O programa mostra também que na cidade de Caxias, no leste do Estado, um dia de campo reuniu produtores para uma troca de experiências, sobre a utilização de suplemento alimentar no manejo do gado. A tecnologia deu bons resultados para os criadores da região.
A longa estiagem acabou com boa parte da área de pastagem no Maranhão. No oeste do Estado, região com a maior concentração do rebanho bovino, a situação foi ainda mais delicada. Faltou água para dar de beber ao gado, e para alimentar o rebanho uma das soluções encontradas foi o aluguel de pasto.
E produtores de São Francisco do Brejão (MA) apostaram em uma nova cultura e estavam confiantes em uma boa safra. O amendoim foi um dos principais destaques da agricultura familiar nas pequenas propriedades rurais.
Fonte: G1
Fonte: Canal do Produtor