"Em anos de El Niño é normal termos chuva demais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina."

CHUVAS NO INVERNO

A chuvarada foi o principal empecilho na última safra de inverno – o excesso de umidade provocou perdas de produtividade e a maior parte do trigo serviu apenas para ração – essa falta de qualidade afetou em cheio a rentabilidade do triticultor que arcou com os prejuízos da safra. A proximidade de mais um plantio, faz o agricultor refletir: será que o clima vai prejudicar novamente a cultura? Para saber como fica o tempo durante a estação mais fria do ano, o portal Agronovas foi conversar com o bacharel e mestre em meteorologia desde 2001, pela Universidade de São Paulo, que trabalha há 16 anos na Climatempo Meteorologia. Alexandre Nascimento presta consultoria em diversos segmentos, inclusive para a agricultura. 

 

 Confira a seguir trechos da entrevista:

AGRONOVAS – Como deve ser o clima durante o inverno nos principais estados produtores de trigo do País – Rio Grande do Sul e Paraná?

NASCIMENTO - Estamos com um El Niño formado e que deve se manter e influenciar as regiões produtoras de trigo neste inverno, principalmente o Rio Grande do Sul. Em anos de El Niño é normal termos chuva demais neste Estado e em Santa Catarina. Também temperatura mais alta do que o normal nos Estados da região Sul. Frio mais intenso é esperado em maio e julho. Nos meses de junho e de agosto em diante teremos mais calor do que a média normal.

AGRONOVAS  – No Rio Grande do Sul, a última safra de inverno foi destruída pelo excesso de chuva – tivemos perdas na produtividade e na qualidade do cereal. Neste ano qual é a previsão de chuva nas regiões norte e noroeste do RS – que são grandes produtoras de trigo?

NASCIMENTO - A expectativa é de mais chuva do que a normalidade, de forma geral. Podemos ter uma situação semelhante a do ano passado, em relação à quantidade de chuva.

AGRONOVAS  – Outros fatores que influenciam na safra de inverno são a geada e o granizo. Qual é a previsão nesse sentido?

NASCIMENTO - As geadas neste ano não devem ser frequentes e provavelmente ocorrerão de forma fraca a moderada. Quem nos dá esse prognóstico é a presença do El Niño, que dificulta este tipo de formação de forma frequente e muito forte. Já a possibilidade de granizo não está descartada, pelo mesmo motivo.

AGRONOVAS  – Qual será o rigor deste inverno, o frio será muito intenso?

NASCIMENTO - Devido à formação e presença do El Niño não devemos ter frio muito intenso.

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.