SOJA-OK-CORRETO-WEB

QUEM SERÁ O NOVO ‘REI DA SOJA’?

A ambição de se tornar o futuro ‘Rei da Soja’ do Brasil fez com que milhares de produtores paranaenses registrassem a maior parte das inscrições no Desafio de Máxima Produtividade da Soja – Safra 2015/16, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). De acordo com a organização, das 4 mil inscrições, 1674 são do Paraná. Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 1280.

Em relação à edição anterior, o Paraná aumentou em 31% o número de inscrições, saltando de 1276 na safra 2014/15 para as atuais 1674. Segundo o diretor executivo do CESB, Luiz Antônio da Silva, uma combinação de “motivos” colaborou para o aumento substancial na participação do estado.

- Temos de citar a divulgação realizada pelos parceiros do Comitê, como motivo para essa crescente, bem como a busca constante por tecnologias pelos agricultores da região. Nas três últimas edições, os campeões nacionais de produtividade foram do Paraná. E eles estão sempre entre os Top 10 em produtividade da soja brasileira – pontua o diretor.

Atual Rei da Soja

Na edição anterior, o produtor Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa (PR), nos Campos Gerais, foi o grande vencedor do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja e se tornou o novo ‘Rei da Soja’ do concurso organizado pelo CESB. Ele alcançou a marca de 141,79 sacas ou 8.507,4 quilos por hectare.

Cenário nacional

Considerando todos os estados brasileiros, o concurso registrou aumento de 27,5% nas inscrições em comparação com o ciclo 2014/15, quando 2,9 mil áreas foram avaliadas. Atualmente, agricultores distribuídos por 799 municípios de 17 estados brasileiros concorrem ao prêmio de maior produtividade da soja.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.