Os produtores do Paraná têm uma nova oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre as tecnologias exclusivas da Monsanto. Para isso, a empresa leva uma série de ações interativas e qualificado time técnico até o Show Rural Coopavel, que iniciou hoje e segue até sexta-feira (05/02), em Cascavel (PR).
Durante o evento, a Monsanto aposta na interatividade e no conhecimento para atrair os visitantes, além de reforçar como o manejo pode ser uma das melhores ferramentas para que o produtor obtenha produtividade em suas lavouras. O estande da marca apresenta soluções que, mais uma vez, foram importantes para que o Brasil bata novo recorde na produção de grãos, apesar das condições climáticas adversas.
A produção brasileira de soja deve chegar a 99,2 milhões de toneladas, registrando crescimento de 2%, segundo a Agroconsult, batendo novo recorde. Estima-se que, do total nacional da safra 2015/2015, mais de 18 milhões devem ter origem no Paraná, mesmo com o excesso de chuvas registrado durante a colheita. O Estado é o segundo maior produtor da oleaginosa no País.
Em relação ao milho, o atraso do plantio e da colheita da soja não atrapalhou a implantação de milho safrinha. A perspectiva para a safra verão é de 27,9 milhões de toneladas, volume 7% inferior ao da safra passada, com redução de 8% na área plantada, chegando a 5,7 milhões de hectares. Na segunda safra, a expectativa é de 57,7 milhões de toneladas, com aumento de 6% sobre a safra passada. A área plantada deverá registrar crescimento de 9%, chegando a 10,5 milhões de hectares. A safra total estimada é de 85,6 milhões de toneladas, contra 84,7 milhões de toneladas da safra 2014/15.
Durante o Show Rural Coopavel, serão apresentados vídeos informativos para esclarecer dúvidas frequentes dos produtores, como armazenamento de grãos na propriedade, volume de entrega e a importância da aquisição de sementes certificadas. Com a orientação de entomologistas, os visitantes poderão reconhecer ao vivo as lagartas que oferecem as maiores perdas no campo. E um game reforçará os conceitos da maneira correta de se fazer o refúgio, recurso em áreas cultivadas com sementes que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, que previne a seleção de insetos e traz benefícios ao agricultor no manejo de pragas.
Fonte: Agronovas com informações da assessoria Monsanto