Uma missão técnica vai percorrer até o próximo sábado (30/1) lavouras das regiões Oeste, Médio-norte e Norte de Mato Grosso para avaliar a safra nova de soja. A expedição é realizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja-MT). Chamada de Rodada Técnica, a viagem visa avaliar, além das condições das plantações, a logística da colheita.
No roteiro estão os municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá, Tapurah, Ipiranga do Norte, Sorriso, Nova Ubiratã, Vera, Cláudia, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Em Nova Mutum, o grupo ainda participa do Dia de Campo da Fundação Mato Grosso no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), na sexta-feira (29/1) e no sábado (30/1).
De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área plantada com soja no estado é de 9,203 milhões de hectares. Com uma estimativa de produtividade de 50,4 sacas por hectare, a expectativa é colher 27,81 milhões de toneladas da oleaginosa.
Até a última sexta-feira (22/1), a área colhida correspondia a 3,7% do total. O trabalho de campo tem sido feito em ritmo mais lento que na safra passada. Nessa mesma época em 2015, as máquinas já tinham passado por 7,5% da superfície semeada no estado.
Fonte: Revista Globo Rural